"Triângulo da Tristeza": indicado ao Oscar 2023 tem protagonista já falecida
O filme possui três indicações ao Oscar
Com a proximidade da premiação do Oscar 2023, vários jornais e sites relembraram a trágica morte da atriz sul-africana Charlbi Dean, de apenas 32 anos, protagonista do filme "Triângulo da Tristeza", indicado ao prêmio.
O filme sueco de Ruben Östlund, estreou na França em 28 de setembro e no Brasil, como parte do circuito internacional, apenas agora em março. Dean faleceu em 30 de agosto de 2022, e não pode assistir a estreia da obra. De acordo com familiares, a atriz sofreu com um "mal súbito", após reclamar por várias vezes que estava sentindo fortes dores de cabeça que impediam o seu sono.
Por vontade própria, a Charlbi se internou em um hospital em Nova York, mas veio a falecer 24 horas depois. Somente após quatro meses da sua morte que a causa da morte foi confirmada e divulgada, como septicemia bacteriana. Em 2009, a atriz sofreu um acidente grave de carro que fez com que perdesse o baço, órgão que auxilia na filtragem do sangue, destruição de bactérias, entre outros.
Modelo desde os anos 90, Charlbi fez vários pequenos trabalhamos, mas para a crítica, sem dúvidas, o longa Triângulo da Tristeza foi seu papel de destaque. Na obra, ela vive a modelo Yaya e contracena ao lado de Harris Dickinson, que interpreta Carl. Os dois embarcam em um cruzeiro de luxo, mas a embarcação naufraga e os sobreviventes ficam confinados em uma ilha.