"A Baleia": longa pode dar o troféu de Melhor Ator à Brendan Fraser
A estreia do filme no Brasil ocorreu na última quinta-feira (23/02)
Para os grandes fãs do trabalho dos estúdios A24, finalmente é chegado o momento de apreciar o seu elogiado drama "A Baleia" (2022), que marca o retorno de Brendan Fraser às telonas. Além dele, temos também o retorno do diretor Darren Aronofsky, que imprime sua estética em mais um trabalho.
Brendan Fraser sem dúvidas é o grande trunfo desta obra, pois teve sua atuação ovacionada durante o Festival de Veneza de 2023 e foi indicado ao Oscar 2023 na categoria Melhor Ator, pela primeira vez em sua carreira. Após uma série de filmes que lhe renderam reconhecimento, como a comédia George, o Rei da Floresta (1997) e a saga A Múmia (1999), finalmente o ator pode exprimir todo seu talento em uma história dramática e profunda.
Leia também: Lista de filmes indicados ao Oscar foi anunciada
No longa, Fraser interpreta Charlie, um professor que, após a morte de seu namorado, desenvolve uma obesidade severa, insuficiência cardíaca e restrição de mobilidade. Mesmo abarrotado por próteses e maquiagem para a caracterização, o astro exprime em sua atuação todo o sofrimento que o protagonista passa para tentar se reconciliar com sua filha adolescente Ellie, interpretada por Sadie Sink.
Trabalho maravilhoso de maquiagem e efeitos práticos em A Baleia (The Whale) 😳 pic.twitter.com/v3HhRcdqWQ
— 🎬 cinéfilo (@_c1nefilo) February 25, 2023
A crítica relata que o enredo e os diálogos desenvolvidos a partir do trabalho de Samuel D. Hunter, roteirista e criador da peça original que derivou o filme, não prendem o espectador como a intepretação de Fraser se esforça para fazer durante todo o longa, mas sem dúvidas auxiliou no trabalho de Aronofsky para trazer a sua percepção.
"A Baleia" conta ainda com Hong Chau ("Watchmen"), Samantha Morton ("The Walking Dead") e Ty Simpkins ("Jurassic World") no elenco e também foi indicado para as categorias "Melhor Atriz Coadjuvante" e "Melhor Maquiagem e Penteados". O drama foi indicada ao lado de seu filme irmão de estúdio "Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" (2022), um dos mais cotados para levar o grande prêmio da noite, o Oscar de "Melhor Filme".