'The Last of Us': Após estreia, série é aclamada pelos críticos
Produção tem nota 9,6 no IMDB e porcentagem de 99% entre os críticos no Rotten Tomatoes
Sucesso absoluto! Fazendo sua estreia global na noite deste último domingo (15) na HBO Max, a adaptação do game de sucesso, "The Last of Us", foi simplesmente aclamada pelos críticos, atingindo notas e porcentagens altíssimas nos sites especializados com apenas um episódio disponibilizado na steamer.
A série, que conta com Pedro Pascal e Bella Ramsey como Joel e Ellie, foi descrita como "confortavelmente a melhor adaptação de um videogame já feita"! A produção ainda foi caracterizada como a responsável por "quebrar a maldição" das adaptações de jogos para TV.
Para se ter uma dimensão do sucesso da adaptação, o episódio piloto, intitulado "When You’re Lost In The Darkness", que conta com uma duração de incríveis 85 minutos, atingiu a nota média 9,6 no IMDB na tarde desta segunda (16).
HBO’s ‘The Last of Us’ is currently the highest rated show of all time on IMDb #TheLastOfUs pic.twitter.com/aTv1Bl0rf4
— tae kim (@firstadopter) January 16, 2023
Já no Rotten Tomatoes, onde a série tem a melhor avaliação da imprensa para um live-action de games da história, o Tomatômetro subiu de 97% para 99% de aprovação entre os críticos. Entre os fãs, cujas avaliações puderam ser feitas somente a partir de ontem, o número segue subindo, e da noite de ontem para hoje, saiu de 89% para 96%.
🚨 Com a exibição do primeiro episódio, #TheLastOfUs recebeu 96% de aprovação do público e a nota da crítica subiu para 99% no @RottenTomatoes pic.twitter.com/XlNgeq6rcn
— Portal The Last of Us (@PortalTLOU) January 16, 2023
As publicações estrangeiras também não pouparam elogios à produção, a exemplo de John Nugent, da Empire Magazine, que em sua avaliação 5 estrelas afirma: "Nunca parece que você está assistindo a um videogame". Ainda em sua crítica, Nugent pontua que a sensação perdura embora "às vezes seja uma experiência surreal ver seus momentos mais icônicos (como a imagem do arranha-céu desmoronado) belamente representados em ação ao vivo".
No Washington Post, o roteiro foi elogiado pelo crítico Gene Park por sua proximidade ao game original, destacando como positivo o desenvolvimento de alguns personagens adicionados à narrativa. "As pessoas que conhecem o jogo de cor provavelmente serão capazes de recitar algumas falas enquanto estão sendo faladas no programa", diz ele.
O crítico do The Independent, Nick Hilton, deu quatro estrelas, dizendo que é "sem dúvida um novo marco na tarefa aparentemente impossível de adaptar videogames". "A série é bem-sucedida em ignorar a natureza episódica da jogabilidade linear", escreveu ele. "O design é impressionante: vistas de metrópoles desertas e bombardeadas são combinadas com fotos extensas e com inflexão ocidental da América rural".
Joel Golby, crítico do jornal The Guardian, destacou as atuações na série, afirmando ainda que o episódio três "pode muito bem ser um dos melhores episódios de TV de 2023".
No importantíssimo New York Times, seu principal crítico de televisão vai mais fundo na narrativa e aponta que "através de Joel, sentimos o desgosto deste mundo" e "através de Ellie, vemos sua maravilha". "Quando eles se deparam com os destroços de um avião a jato, ela pergunta se ele já voou em um, e ele lembra como era uma viagem aérea desconfortável", diz ele.
Na BBC Culture, Stephen Kelly aponta que existem "certas cenas no início que parecem muito divertidas para a televisão", porém conclui dizendo: "É um encapsulamento do coração e da alma do jogo - seus personagens de sangue puro, sua trama organizada, seus temas maduros de amor e perda. É, para terminar a piada de Ellie, 'excelente em seu campo'". Dos criadores de "Chenobyl" e "Uncharted: Fora do Mapa", Craig Mazin e Neil Druckmann, "The Last of Us" contará com 9 episódios no total, com estreias semanais aos domingos, às 23h, na HBO Max.