Nichelle Nichols, intérprete de Uhura em 'Star Trek', morre aos 89 anos

Atriz protagonizou u dos primeiros beijos interraciais da história da televisão.

De acordo com seu filho, o falecimento se deve a causas naturais. Foto: Reprodução/YouTube
De acordo com seu filho, o falecimento se deve a causas naturais. Foto: Reprodução/YouTube
Carol Souza
Por Carol Souza

Nichelle Nichols, que interpretou a oficial de comunicações Uhura na série original "Star Trek", morreu na noite deste último sábado (30) em Silver City, aos 89 anos. Seu falecimento foi confirmado por Gilbert Bell, seu gerente de talentos e parceiro de negócios de 15 anos e a causa, segundo seu filho Kyle Johnson, foi morte natural.

Nichols protagonizou um dos primeiros beijos interraciais da história da televisão em "Star Trek", uma aposta corajosa da atriz, de seu par William Shatner, do criador da série, Gene Roddenberry e da NBC considerando a época em que a série foi filmada.  O episódio, intitulado "Os enteados de Platão", foi ao ar em 1968 e foi um dos momentos mais marcantes da TV, mesmo que tenha sido originalmente escrito sem a intenção de chocar. Uhura e o Capitão Kirk não escolheram se beijar, mas foram obrigados a fazê-lo involuntariamente por alienígenas com a capacidade de controlar os movimentos dos humanos, essa premissa daria uma "deixa" aos atores e a produção caso algum tipo de censura fosse tentada contra a produção.

E falando sobre beijos interraciais na televisão americana, houveram alguns antes de Uhura e Kirk. Em "Movin' With Nancy", um ano antes do episódio de "Star Trek" ir ao ar, Sammy Davis Jr. beijou Nancy Sinatra na bochecha no que parecia ser um gesto espontâneo, mas na verdade foi cuidadosamente planejado. O beijo Uhura-Kirk foi provavelmente o primeiro beijo branco/afro-americano na televisão.

Ainda no universo "Star Trek", Nichols interpretou a tenente Uhura na série original, a dublou em "Star Trek: The Animated Series" e interpretou Uhura nos seis primeiros filmes de "Star Trek", com sua personagem sendo promovida a tenente-comandante em "Star Trek: The Motion Picture" e a comandante em "Star Trek II: The Wrath of Khan".

Em uma entrevista ao Neil deGrasse Tyson Nichols revelou que pensou em deixar "Star Trek" após a primeira temporada para seguir carreira na Broadway, porém foi persuadida a permanecer por ninguém menos que o reverendo Martin Luther King Jr. que era fã da série e entendia a importância de sua personagem em abrir portas para outros afro-americanos na televisão.

Whoopi Goldberg, que mais tarde interpretou Guinan em "Star Trek: The Next Generation", descreveu Uhura como um modelo, lembrando que ficou surpresa e animada ao ver uma personagem negra na televisão que não era uma empregada doméstica.

Nichols sofreu um derrame em 2015 e foi diagnosticada com demência em 2018, o que deu início a uma disputa de tutela entre seu empresário Bell e seu filho, além de um amigo cujo nome não foi revelado.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: