Marvel: Fase 5, 6 e tudo o que sabemos sobre a 'Saga do Multiverso'

Kevin Feige fez grandiosas e ambiciosas revelações no painel da San Diego Comic-Con neste último fim de semana.

Anúncios vieram acompanhados de trailers e datas de lançamento, com o MCU recheado de estreias até 2025. Foto: Reprodução/YouTube.
Anúncios vieram acompanhados de trailers e datas de lançamento, com o MCU recheado de estreias até 2025. Foto: Reprodução/YouTube.
Carol Souza
Por Carol Souza

Neste final de semana aconteceu em San Diego, Califórnia, um dos maiores eventos geek da atualidade, a Comic-Con, que agitou o mundo nerd/cinematográfico nos dias 21, 22 e 23 de julho com grandes revelações que deixaram os fãs em polvorosa. E se você, assim como eu, não pôde estar presente no evento, aqui detalharemos todas as novidades anunciadas pela Marvel sobre seus próximos lançamentos, fases do MCU, sagas e linhas temporais.

Passaram-se 3 anos - e uma pandemia! - desde o anúncio da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel pelo chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, que neste sábado (23) retornou ao famoso Hall H anunciando as novidades da aguardada Fase 5, incluindo "Demolidor" na Disney+, o longa "Thunderbolts", além de detalhes sobre a Fase 6 com um dos lançamentos mais esperados pelos fãs, "Vingadores: Guerras Secretas", longa que deve encerrar a "Saga do Multiverso" no MCU.

 Sem mais delongas, vamos ao que sabemos sobre as Fases 4, 5 e 6 do MCU!

  •  FASE 4

"Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"

Lançamento: 17 de agosto no Disney+.

 Com Tatiana Maslany como Jennifer Walters e Mark Ruffalo de volta ao papel de Hulk, a série "Mulher-Hulk" trará a história da prima advogada de Bruce Banner que descobre ser uma gigante verde e raivosa assim como seu familiar Vingador e que deverá defender legalmente super-heróis que precisarem se livrar de burocracias judiciais - com uma boa dose de quebra da quarta parede. 

"Pantera Negra: Wakanda para Sempre"

Lançamento: 11 de novembro nos cinemas.

O vilão Namor de Tenoch Huerta está chegando ao MCU! Ainda ferido pela morte de T'Challa (interpretado pelo falecido ator Chadwick Boseman), o reino de Wakanda deverá se recompor e unir suas forças em mais uma batalha contra um novo inimigo. Além dos nomes já conhecidos no elenco, contaremos com as adições de Dominique Thorne como Riri Williams, Michaela Coel como Aneka, Mabel Cadena como Namora e Alex Livanalli como Attuma. A produção deve ainda encerrar a Fase 4, atual Fase do MCU.

  • FASE 5

"Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"

Data de lançamento: 17 de fevereiro de 2023 nos cinemas

Conforme anúncio, a Fase 5 será lançada com a introdução de Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), no novo longa do Homem-Formiga, que conhecerá Scott Lang (Paul Rudd) no Reino Quântico depois que Scott é misteriosamente sugado para lá junto com sua filha Cassie Lang (Kathryn Newton), Hope van Dyne (Evangeline Lilly), Hank Pym (Michael Douglas) e Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer). Em imagens exclusivas exibidas apenas para o público no Hall H foi possível ver que Bill Murray fará uma participação especial como um velho conhecido de Janet de dentro do Reino Quântico - local onde ela ficou perdida por muitos anos - , mas dado o papel titular de Kang em um dos dois títulos de "Vingadores" anunciados no sábado, o mior mistério que ainda paira nas mentes dos fãs é como o personagem de Majors remodelará a narrativa do MCU.

"Invasão Secreta"

Lançamento: Primavera de 2023 no Disney+.

 Mais estrelas se juntarão ao incrível elenco da Marvel. Colbie Smulders e Samuel L. Jackson estarão de volta como Maria Hill e Nick Fury na série cuja "vibe" é de paranoia e mau pressagio no que deve se o segmento anti-heróico da Fase 5. Além dos citados veremos em tela Ben Mendelsohn como Skrull Talos, Don Cheadle de volta como James Rhodes, Martin Freeman como Everett K. Ross, Kingsley Ben-Adir que protagonizou no vídeo divulgado no evento uma cena em que aparece se multiplicando em várias formas idênticas durante um embate contra Fury, a ganhadora do Oscar Olivia Colman, que no mesmo trecho diz a Fury que ele ultrapassou os limites e Emilia Clarke, a eterna Daenerys Targaryen, empunhando uma arma.

 "Guardiões da Galáxia: Volume 3"

Lançamento: 5 de maio de 2023 nos cinemas.

Para esta parte do anúncio, fãs se derreteram junto ao diretor James Gunn visivelmente emocionado e do elenco da produção integrado por Chris Pratt, Karen Gillan, Pom Klementieff, Sean Gunn, Will Poulter e Maria Bakalova, durante a exibição exclusiva do último trailer de "Guardiões da Galaxia: Volume 3". De acordo com a descrição do portal Comic-Book, "As cenas de Guardiões 3 mostram os Guardiões capturados por Devastadores e Nebulosa revela que eles terão um encontro com Gamora. Peter Quill é pego de surpresa. Peter reflete sobre seu tempo juntos. 'Você era tudo para mim', diz ele. 'Achei que você tinha ido embora, mas você está aqui e sinto sua falta'. Gamora diz a ele que essa pessoa não era ela. Damos nossa primeira olhada em Adam Warlock. Um Groot crescido luta de costas com Quill. Alta Evolucionária aparece. Os Guardiões flutuam em um planeta espacial. Gamora encerra o trailer chamando Quill pelo nome errado e recusando-o. Os Guardiões brincam com Quill por falar com ela tão intimamente em uma linha de comunicação aberta e eles estão ouvindo o tempo todo. Termina com Mantis perguntando o que sabemos sobre Rocket. Uma foto mostra um jovem e duvidoso Rocket Raccoon. Encerra o vídeo".

"Echo"

Lançamento: verão de 2023 no Disney+.

Anteriormente vilã em "Gavião Arqueiro", também lançada no Disney+, a série acompanhará Maya Lopez (Alaqua Cox) em sua própria jornada. Criadora do manto do Ronin nas HQs, Lopez já foi Vingadora, enfrentou a Invasão Secreta dos skrulls na Terra e hoje é hospedeira da Força Fênix. Sem maiores detalhes, sabemos que Sydney Freeland e Catriona McKenzie ocupam juntas o cargo da direção da atração.

"Loki" - 2ª temporada

Lançamento: verão de 2023 no Diney+.

A primeira temporada de "Loki" foi a grande responsável por introduzir o conceito do multiverso no MCU e agora a série da Marvel em parceria com o Disney+ ganhou sua previsão de estreia: algum momento do próximo verão estadunidense. Atualmente a produção está em fase de filmagens, com algumas imagens já tendo sido divulgadas na web, porém não existem ainda maiores detalhes da trama e dicas sobre se o deus da Trapaça retornará de alguma forma a linha temporal principal do MCU e se reencontrará com seu irmão, o agora papai Thor.

"Blade"

Lançamento: 3 de novembro de 2023 nos cinemas.

Apesar de não detalhar trama ou elenco além do que já sabíamos, Feige confirmou que o reboot de "Blade" com Mahershala Ali – anunciado pela primeira vez em 2019 no Hall H – será o último longa da Marvel para 2023 e em outubro iniciará a fase de filmagens.

"Coração de ferro"

Lançamento: outono de 2023 no Disney+.

 Riri Williams, vivida por Dominique Thorne, poderá ser vista em "Pantera Negra: Wakanda para Sempre" e depois terá sua história mais profundamente desenvolvida em uma série própria no Disney+. Chinaka Hodge assina o roteiro e Sam Bailey e Angela Barnes dividem a direção.

 "Agatha: Coven do Caos"

Lançamento: inverno 2023/2024 no Disney+.

 O spin-off de "WandaVision", primeira série da Marvel no Disney+, anteriormente intitulado como "Agatha: House of Harkness", "Agatha: Coven do Caos" além de receber um novo nome ainda teve sua data prevista de lançameno divulgada e de acordo com o anúncio, será a última série Disney+ da Marvel de 2023. Seguindo a personagem de Kathryn Hahn, a produção manterá Jac Schaeffer, de "WandaVision" na produção e roteiro da atração. 

"Demolidor: Nascido de Novo"

Lançamento: primavera de 2024 no Disney+.

Originalmente parte do catálogo Marvel na Netflix, o Matt Murdock de Charlie Cox ganhará uma nova casa na Marvel Studios além de uma série nova no Disney+. E não somente ganhará sua própria série, como também deverá ser a mais longa do estúdio, com 18 episódios já encomendados para sua primeira temporada. Entre as gratas surpresas de "Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa" estava a aparição de Cox como Murdock, sinalizando que a Marvel teria planos futuros para o personagem. Outra grata surpresa, agora no mundo das séries, foi a aparição do Rei do Crime (Vincent D'Onofrio) em um embate contra Kate Bishop (Hailee Steinfeld) em "Gavião Arqueiro". Ambos os personagens devem aparecer em "Echo", outro derivado da série de Barton, e o Demolidor também deve fazer uma pontinha em "Mulher-Hulk" antes de estrelar sua própria produção.

Charlie Cox como Matt Murdock, o Demolidor, em 'Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa'. Foto: Reprodução/YouTube.
Charlie Cox como Matt Murdock, o Demolidor, em 'Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa'. Foto: Reprodução/YouTube.
Charlie Cox como Matt Murdock, o Demolidor, em 'Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa'. Foto: Reprodução/YouTube.

"Capitão América: Nova Ordem Mundial"

Lançamento: 3 de maio de 2024 nos cinemas.

Pra lá de consagrado como o novo Capitão América após a conclusão da série "O Falcão e o Soldado Invernal" no Disney+, Sam Wilson (Anthony Mackie) retorna em seu próprio longa-metragem. Feige anunciou o título, "Nova Ordem Mundial", deixando os presentes completamente alarmados pois se hoje há algo que nos faz levantar as "red flags" são termos como estes. Além do título, sua data de lançamento revelada coloca o longa em uma privilegiada posição na longa lista de novidades da Marvel programadas para 2024.

"Thunderbolts"

Lançamento: 25 de julho de 2024 nos cinemas.

Vimos suas participações em várias produções do MCU durante os anos e agora eles finalmente vão se reunir para finalizar a Fase 5 e responder - esperamos que à altura, pois adoramos uma competição - ao Esquadrão Suicida da DC. Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus), Barão Zemo (Daniel Brühl), Yelena Belova (Florence Pugh), Fantasma (Hannah John-Kamen) ), Abominação (Tim Roth), John Walker (Wyatt Russell) e Treinador (Olga Kurylenko) formarão a equipe de anti-heróis do MCU denominada "Thunderbolts", com estreia pra daqui exatos 12 meses nos cinemas. Sem roteiro revelado, mesmo com o anúncio de que sim, a equipe será reunida, Feige disse que falaria sobre o elenco outro dia.

  • FASE 6

"Quarteto Fantástico"

Lançamento: 8 de novembro de 2024 nos cinemas.

 É oficial! O Quarteto Fantástico e seu vilão principal sairão diretamente da série de quadrinhos da Marvel de Stan Lee/Jack Kirby para estrear a Fase 6 do MCU. A aguardada equipe e seu vilão principal, Victor Von Doom, desempenham papéis críticos na inspiração dos quadrinhos para o filme final da Saga Multiverso, então usá-los para iniciar a Fase 6 nos cinemas é completamente apropriado. Vale ressaltar: toda a Fase 6 deve ser lançada em menos de um ano.

"Vingadores: A Dinastia Kang".

Lançamento: 2 de maio de 2025 nos cinemas.

Utilizando a mesma fórmula de "Vingadores: Guerra Infinita", que trouxe contexto para o encerramento em "Vingadores: Ultimato", Feige revelou que a Fase 6 do MCU – e a Saga Multiverso – serão concluídas com dois filmes dos Vingadores. Já pelo título podemos chutar com certa segurança que Kang, o Conquistador, é o Thanos da Saga do Multiverso.

"Vingadores: Guerras Secretas"

Lançamento: 7 de novembro de 2025 nos cinemas.

E por último e não menos importante, pois responde a questionamentos de muitos fãs durante este ano sobre para onde exatamente a Fase 4 do MCU estaria nos guiando, Feige foi sucinto ao nos revelar o destino outrora oculto: aqui! "Guerras Secretas" é originalmente uma minissérie crossover dos quadrinhos da Marvel, lançada em de 2015, que aborda uma incursão (alô Doutor Estranho!) entre o universo principal da Marvel (Terra-616) e o universo Ultimate Marvel (Terra-1610) que leva à destruição de ambos. Eventos que antecedem a catástrofe nos mostram o encontro das muitas variantes dos personagens da Marvel (alô Reed Richards, Professor Xavier e cia!) em um planeta pós-apocalíptico, o Battleworld. Apesar do anúncio, um dos que mais mexeu e animou os fãs, com tanto tempo até o lançamento o roteiro segue bastante incerto e não sabemos quanto de inspiração a adaptação para o MCU terá dos quadrinhos de 2015 ou da minissérie que serviu de inspiração a eles, de 1980.

Fato é que após os eventos já descritos das HQs de 2015, a Marvel Comics praticamente apertou o botão do "reboot" em suas publicações e lançou versões "totalmente novas e diferentes" de muitos de seus títulos mais amados, com alguns (mas não todos) personagens das Terras 616 e 1610 juntos, vivendo dentro de uma linha do tempo reformulada. Poderemos estar prestes a assistir algo semelhante com as linhas do tempo do MCU? Isso só o tempo - e Feige - poderá dizer.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: