Análise | Ms. Marvel Ep. 4: Viagem ao Paquistão e o Adaga Vermelha

Em 'Visão Vermelha' Kamala Khan busca aprender mais sobre as visões do bracelete e conhece o Adaga Vermelha, seu novo aliado.

Novo episódio introduz mais alguns personagens e termina com a promessa de uma grande revelação. Foto: Reprodução
Novo episódio introduz mais alguns personagens e termina com a promessa de uma grande revelação. Foto: Reprodução
Carol Souza
Por Carol Souza

Mesmo que haja muita coisa acontecendo no quarto episódio de Ms. Marvel, “Visão Vermelha”, ainda não aprendemos muito mais do que aprendemos na semana passada. É meio o que acontece com as séries do MCU no Disney+, que quase sempre giram suas rodas narrativas em favor de alguma ação mecânica e desenvolvimento de personagens em seus quartos episódios. E apesar de não receber mais do que mais perguntas, e não respostas, não estou brava com isso. Fico feliz em passar mais tempo com Kamala, sua mãe e sua avó por quase uma hora, antes que Kamala tenha uma chance de pular na boleia de um caminhão e dirigir em uma sequência de perseguição bem divertida.

Além disso, tenho certeza de que o episódio cinco fornecerá bastante em termos de resolução da história, pois parece que veremos o que realmente aconteceu com Aisha durante a Partição sem a ajuda de flashbacks, o que provavelmente é uma boa jogada, se a série não diminuir a natureza horripilante dela ao contar sua história.

Em “Visão Vermelha”, Kamala e sua mãe viajam para Karachi para visitar sua Nani, então Bruno, Nakia e o resto dos Khans ficam de fora. Muneeba tem um relacionamento tenso com sua própria mãe porque suas “teorias” fantásticas inundaram as experiências de infância de Muneeba e a fizeram se sentir isolada, mas é claro que elas ainda têm uma forte conexão e podem estar perto de consertar as coisas, especialmente se algumas dessas “teorias” se tornarem verdadeiras em um futuro muito próximo.

E neste ponto de sua vida, Nani parece ter parado de tentar explicá-las, insinuando a Kamala que menos dessas coisas são importantes em comparação com os resultados reais do poder do bracelete, e que elas provavelmente podem descobrir isso juntas, mas dizendo “Se você viveu como eu, perdeu o que eu perdi, você aprende a encontrar beleza nas peças” – uma cena realmente emocionante onde Nani referencia a fala da neta sobre estar tentando montar um quebra-cabeças.

Depois de algumas visitas familiares e atividades turísticas com seus primos, Kamala vai até a estação de trem em Karachi para fazer algumas investigações, onde ela usa sua nova máscara pela primeira vez!

E por mais que isso nos anime, ainda teremos que esperar pelo menos até a próxima semana antes de finalmente vê-la totalmente fantasiada. Há também uma pequena conexão com os Vingadores enquanto Kamala está na estação, onde um mural celebra a coragem do Homem-Formiga. Scott Lang realmente vai ser a cola que mantém a Fase 4 unida, hein?

Dinâmica entre Kamala e Adaga Vermelha é o destaque do novo episódio de Ms. Marvel. Foto: Reprodução
Dinâmica entre Kamala e Adaga Vermelha é o destaque do novo episódio de Ms. Marvel. Foto: Reprodução
Dinâmica entre Kamala e Adaga Vermelha é o destaque do novo episódio de Ms. Marvel. Foto: Reprodução

Não há tempo para pensar muito sobre isso, porque Kamala logo é emboscada por Kareem (Aramis Knight), também conhecido como Adaga Vermelha. Ele sentiu o poder Noor de Kamala e assumiu que ela é uma Clandestina. Nós então temos uma pequena batalha baseada nesta confusão de identidades que parece um pouco sedutora, e que continua enquanto eles trocam farpas mais tarde. O triângulo amoroso entre Kamala, Bruno e Kamran está se transformando em um “quadrado amoroso”? Não tenho certeza se gosto disso, mas veremos.

Temos uma cena dos Clandestinos escapando de sua detenção no Departamento de Controle de Danos e o rompimento definitivo de Kamran com sua mãe, quando o jovem é simplesmente deixado para trás pelo grupo. Como Kamala ainda está presa no pensamento difícil de engolir de que ela pode de alguma forma ser um djinn clássico de vários contos, o líder dos Adagas Vermelhas, Waleed, está aqui para acabar com essas dúvidas ao fazer uma comparação: se Thor pousasse no Himalaia, ele também seria chamado de djinn. As coisas ficam um pouco mais negativas quando Waleed explica como nossa dimensão e a dimensão de onde vem os Clandestinos estão em camadas uma sobre a outra.

Conforme Waleed explica, se os Clandestino conseguirem derrubar o véu Noor que os separa, estamos todos ferrados. As apostas agora são bem altas para Kamala, que deve descobrir o inquietante segredo de Aisha, além de aprender como controlar adequadamente a energia Noor. A parte humana de Kamala pode dar a ela uma vantagem com relação a isso.

Também vimos que Kamala pode viajar para a outra dimensão usando seu poder – como o vislumbre que ela teve ao usar o bracelete pela primeira vez na Vingacon -, e me pergunto se será nessa misteriosa dimensão que a batalha final de “Ms. Marvel” acontecerá.

Enquanto isso, após escaparem facilmente da prisão, os Clandestinos continuam sua busca por Kamala e juntam-se a ela em uma perseguição pelas ruas de Karachi. Vimos muitas perseguições no MCU, mas pelo menos esta parece ter alguns novos elementos graças ao seu pano de fundo. Em nenhum momento eu senti que Kamala estava realmente em perigo, no entanto. O perigo na série é amplamente neutralizado pois já sabemos que Kamala continuará a aparecer no MCU fazendo parte de “The Marvels” no próximo ano.

Entretanto, este perigo não poupa Waleed enquanto tenta salvar Kamala e Kareem. Nos despedimos do personagem tão rápido quanto fomos apresentados a ele, e mal o conhecemos.

Um pouco mais afrente, durante a batalha de Kamala e Najma, o bracelete é atingido por uma lâmina e com um pouco de seu poder liberado, Kamala é transportada para a noite da Partição. Talvz agora consigamos descobrir o que aconteceu com Aisha. Meu palpite pessoal é que quando ela traiu Najma e usou a pulseira para ajudar sua família humana a escapar em vez de ajudar a Clandestina, Aisha foi assassinada por Najma ou ficou presa entre as dimensões.

“Ms. Marvel” certamente revelará essa história na próxima semana, algo que provavelmente afetará Kamala profundamente. Eu realmente gostaria de ver Muneeba e Nani descobrirem todos esses segredos também – três gerações de mulheres finalmente reunidas pela verdade.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: