Não, Não Olhe! - Elenco, trailer e teorias sobre o novo terror de Jordan Peele
Envolto em mistérios e teorias, longa chega aos cinemas em 18 de agosto.


A Universal Pictures lançou nesta quarta (8) o trailer final de “Não, Não Olhe!”, terceiro longa-metragem de Jordan Peele, e já levanotu várias teorias sobre o título. Com um enredo anteriormente desconhecido, o trailer revela mais detalhes sobre o elenco, com Keke Palmer e Daniel Kaluuya vivendo dois irmãos responsáveis por um rancho de treinamento de cavalos para produções de Hollywood, que, graças aos alienígenas pairando sobre sua propriedade, criam um esquema para capturar e vender a primeira filmagem autêntica de OVNIs.
A direção de Peele se tornou popular pois o diretor usa o terror para fomentar discussões sobre questões sociais, como racismo e xenofobia, e é conhecido por sua atenção inabalável aos detalhes em seus filmes, que muitas vezes fazem referência ao trabalho de autores como Alfred Hitchcock e Stanley Kubrick. Dito isto, podemos esperar mais um “cutucão” de Peele em assuntos comumente abafados pela indústria.
Teorias dos fãs, que há meses analisam os teasers e imagens divulgados pelo diretor, apontam que já no título, há uma espécie de “código” escondido. Originalmente, o longa foi intitulado “Nope”, que além de apenas a palavra “não”, pode ser um acróstico. “Nope” pode significar “Not Of Planet Earth”, o que faz jus ao que vemos no trailer.
Quanto às questões sociais abordadas por Peele, as teorias indicam críticas ao papel dos negros na indústria cinematográfica. Com os protagonistas vivendo criadores de cavalos treinados para produções de Hollywood, o diretor deve sinalizar o apagamento da história dos negros nos cinemas pois, mesmo participando da construção desta indústria, Peele deve apontar que sua participação sempre foi nos bastidores, por trás das câmeras, e muito raramente tendo qualquer destaque.

Mais alguns detalhes chamam a nossa atenção sobre em que época o longa deve se passar, que pode não ser atualmente. Se observarmos a cena onde Kaluuya está a cavalo, podemos perceber que o ator usa um moletom laranja onde nas costas lê-se “staff” e na frente, temos a logo do filme “O Escorpião Rei”. Isso pode indicar que a produção se passa em meados de 2002, ano em que “O Escorpião Rei” foi lançado. Outro detalhe que sustenta essa teoria é o celular usado pelo protagonista, cujo modelo “flip” foi popular nesta mesma época.
A aparição de um vendedor/técnico de câmeras de segurança também pode trazer um significado oculto. Ao nos atentarmos ao nome da loja para o qual este personagem trabalha, podemos ler “Fry’s Electronics” que é uma loja real localizada na Califórnia cujo design é totalmente inspirado na temática alienígena, contando com enormes discos voadores saindo das paredes. Esta poderia ser apenas uma referência à infância do diretor, porém com Peele, já temos bagagem o suficiente para entender que nenhum detalhe é adicionado por mero acaso.
Cenas como a de um garoto na plateia do que parece ser um rodeio com um bichinho de pelúcia em formato de alien e o próprio frame onde essas pelúcias aparecem também nos dão dicas de que talvez, essa suposta invasão tenha passado em algum momento de ameaçadora à lucrativa. Talvez uma crítica a como as mídias exploram tragédias em busca de audiência?
Além de Palmer e Kaluuya, integram o elenco nomes como Steven Yeun, Barbie Ferreira, Brandon Perea, Keith David, Donna Mills, Andrew Patrick Ralston e Michael Wincott.
“Não, Não Olhe!” segue os dois filmes de terror de sucesso anteriores de Peele: “Corra!” – que ganhou o Oscar em 2018 por roteiro original e também estrelou Kaluuya – e “Nós”, seu filme de 2019 que popularizou o termo “tether”, em referência as performances do elenco como versões comuns, porém, demoníacas de seus personagens.
Uma curiosidade aos amantes de cinema: o longa foi rodado com filme Kodak e, além dos formatos regulares, também será lançado em formato IMAX 65mm. O diretor de fotografia de “Não, Não Olhe!” é Hoyte van Hoytema, que mais recentemente fotografou filmes de ficção científica aclamados como “Ad Astra” e “Tenet”.
“Não, Não Olhe!” chega aos cinemas brasileiros em 18 de agosto. Assista ao trailer final abaixo:
