Coringa 2: Com retorno de Joaquin Phoenix, o que podemos esperar?

Título em francês pode ter deixado pistas sobre novo roteiro e inserção de nova personagem

A confirmação de Coringa 2 levantou teorias diversas sobre a sequência. Foto: Reprodução/YouTube
A confirmação de Coringa 2 levantou teorias diversas sobre a sequência. Foto: Reprodução/YouTube
Carol Souza
Por Carol Souza

A sequência do mais elogiado longa de supervilões de 2019 é alvo de rumores há um ano, apesar dos produtores insistirem na época de que “Coringa” seria um filme solo. Mas nesta semana, Todd Phillips, diretor da primeira produção, anunciou a tão esperada segunda parte da história do vilão, compartilhando um post no Instagram que mostra uma foto do roteiro do novo filme além da confirmação do retorno de Joaquin Phoenix – já lendo o mesmo roteiro – e revelando o título do longa: “Joker: Folie à Deux”.

Dado o título e o fato de que Phoenix foi vencedor do Oscar por sua interpretação sutil do vilão de Batman como um homem lutando contra uma doença mental, talvez possamos estar diante de uma grande pista sobre o que podemos esperar do novo filme.

O termo francês “Folie à deux” pode ser livremente traduzido como “loucura à dois” ou “loucura compartilhada” e refere-se a um “raro transtorno delirante compartilhado por duas ou mais pessoas com laços emocionais próximos”. Desta forma, tudo aponta que não somente o Coringa será o foco do novo roteiro, mas um novo personagem. 

Desde o anúncio, fãs especulam as inserções de Harley Quinn e até mesmo do próprio Batman neste novo filme, mas antes de nos animarmos, vamos a algumas observações.

Joaquin Phoenix volta a interpretar Coringa no filme dirigido por Todd Phillips. Foto: Reprodução/YouTube
Joaquin Phoenix volta a interpretar Coringa no filme dirigido por Todd Phillips. Foto: Reprodução/YouTube
Joaquin Phoenix volta a interpretar Coringa no filme dirigido por Todd Phillips. Foto: Reprodução/YouTube

A personagem Harley Quinn/ Arlequina tem sido retratada pela brilhante Margot Robbie desde “Esquadrão Suicida”, de 2016, e está bastante ligada a alguns “escorregões” da DC nos cinemas, principalmente no já citado “Esquadrão Suicida”, onde seu parceiro no crime Coringa foi vivido por Jared Leto e bem, sabemos que entre os intérpretes do vilão, Leto não foi o preferido do público tanto quanto o filme em si.

Já no caso do Batman, apesar de fazer sentido que sejam abordadas as “loucuras” do Cavaleiro das Trevas e do Palhaço do Crime, ambas nutridas uma pela outra, com mais uma versão do Morcego tendo sido lançada recentemente com Robert Pattinson no papel, e com os Batmans de Michael Keaton e Ben Affleck retornando no próximo “The Flash”, é pouco provável que a DC apresente uma quarta versão do herói para “Coringa 2”. E vale lembrar também que em “The Batman”, com Pattinson, tivemos a aparição de um novo Coringa em uma cena deletada que posteriormente foi divulgada ao público, interpretado pelo ator Barry Keoghan, o que apontaria uma chance menor ainda de que os universos do Batman de Pattinson, já adulto, e do Coringa de Phoenix, com um Bruce Waine ainda menino, possam se conectar.

Muito bem, observações à parte, teorias de críticos de cinema apontam que mesmo com estas manchas no passado da personagem, a Arlequina de Robbie pode sim se juntar a Phoenix em “Coringa 2”, ganhando uma espécie de reboot da vilã, muito devido ao fato da excelente aceitação da atriz no papel. 

Nesta nova trama a personagem não seria a mesma vista em outros longas, apesar de interpretada por Margot, e pode ganhar uma espécie de aprofundamento devido ao tom do primeiro filme, que coloca seu foco em como a sociedade e o próprio protagonista lidam com seus distúrbios mentais.

Para sustentar esta teoria aponta-se ainda que Henry Cavill deve continuar vivendo o Superman nas telonas, e um reboot do personagem pode acabar acontecendo, o que daria a DC uma chance de reiniciar a história do seu universo estendido com uma visão completamente diferente da que já foi apresentada pelo estúdio. 

Outro ponto que corrobora a teoria de que é Harley Quinn quem deve fazer parte do projeto, é que o uso do termo em francês para o título também invoca romance, já que por muitos o idioma é considerado a “língua do amor”, e que o roteiro traria a origem do envolvimento inicial dos personagens em Arkham inicialmente como médica e paciente, evoluindo para um fascínio por parte de Quinn e culminando em um relacionamento amoroso, porém doentio. Em síntese: “Folie à Deux” pode ser justamente o retrato dos personagens compartilhando a mesma psicose.

Vale ressaltar que estas são apenas teorias e apesar do anúncio, sinopse, elenco e data de estreia permanecem não divulgados. O que sabemos até agora com certeza é que Phoenix está de volta, e visto seu brilhante e aclamadíssimo trabalho no longa de 2019, este já é um ótimo começo.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: